Alziro Barbosa

Direção de Fotografia

Conteúdo principal

O Mistério da Japonesa

Sinopse: Uma cidade grande. Um homem solitário. Um encontro com uma prostituta japonesa num hotelzinho barato de rendez-vous. O que teria acontecido naquele encontro que marcaria para sempre a vida daquele homem? Baseado no livro “O Mistério da Prostituta Japonesa”, de Valêncio Xavier.





Ficha técnica

Direção: Beto Carminatti, Pedro Merege

Roteiro: Valêncio Xavier

Elenco: Anderson Faganello, Stella Simião, Leticia Alves, Guilherme Yuan, Jobel Ferreira, Silvia Monteiro e Celia Ribeiro

Fotografia: Alziro Barbosa

Montagem: Pedro Merege e Beto Carminatti

Gênero: Drama

Formato: 35mm

Duração: 17 minutos

Ano: 2005

Prêmios e Indicações de Fotografia

2006
Melhor fotografia Brasileira (ABC)

Prêmios e Seleções do filme

2006
FAM – Melhor Trilha Sonora Original (Celso Loch)

Galeria de frames

Making of

Crítica

Por Gazeta do Povo

A obra do escritor Valêncio Xavier chega ao cinema com o curta metragem O Mistério da Japonesa, dos diretores Beto Carminatti e Pedro Merege, que será lançado hoje em sessão especial no Unibanco Arteplex. O trabalho de 17 minutos é baseado no conto 'O Mistério da Prostituta Japonesa', do livro O Mez da Grippe e Outros Livros (publicado em 1998 pela Cia. das Letras).

'As pessoas às vezes não se dão conta da importância da obra do Valêncio. A literatura dele permite um envolvimento cinematográfico muito grande, ele consegue fazer uma descrição da história do ponto de vista da psicologia do personagem. Respeitamos essa genialidade do Valêncio no nosso curta', diz Carminatti. 'O filme tem um glamour e um erotismo pouco vistos no cinema brasileiro atual. E é uma história que não se fecha, dá margem a uma continuação', completa Merege, lembrando que O Mistério da Japonesa pode ser um dos episódios de um futuro longa-metragem inspirado em outros textos de Xavier.

O projeto do filme completo existe, e concorreu ao edital de cinema do governo do estado realizado no ano passado, ficando em segundo lugar. Para o novo edital, a dupla ainda não sabe se irá reapresentar o roteiro ou inscrever um outro original, escrito pelo próprio Valêncio.

Protagonizado por Anderson Faganello e Stella Simão, o curta traz a história de um homem que vive uma aventura noturna em um quarto de hotel ao lado de uma misteriosa mulher. Ele não consegue esquecê-la e nem reencontrá-la. A novidade do trabalho foi a realização com um tipo de película 35mm de nova geração (janela 185, widescreeen), lançado recentemente pela Kodak. No próximo ano, a produção deve ser inscrita no circuito brasileiro de festivais.

Rodapé